
O ensino nos dias de hoje compete com a presente tecnologia e a enorme
quantidade de informação que nossas crianças ficam expostas já nos
primeiros anos de vida. Isso faz com que o estilo mais tradicional de
ensino não pareça tão adequado para ser incorporado como melhor método
de aprendizagem atualmente.
No entanto, muitos jogos e brincadeiras utilizados há muitas décadas
ainda fazem bastante sucesso entre a criançada e têm contribuído para
gerar mais interesse nas atividades e despertar a criatividade e
sociabilidade entre os pequenos, frequentemente deixadas de lado no
mundo cada vez mais exigente e competitivo.
Muitos educadores têm trabalhado com êxito atividades que nossos pais e
avós também tiveram a oportunidade de vivenciar, mas aplicados
corretamente às diferentes faixas etárias e aos dias atuais, estimulando
o cognitivo de maneira mais lúdica, trabalhando aspectos da
psicomotricidade e aproximando tanto os alunos entre si quanto estudante
e professor. Veja a seguir 4 brincadeiras bem conhecidas que ensinarão
os seus alunos a colaborarem.
1 – Gincana
A gincana é uma atividade que faz muito sucesso e pode ser estimulada
para tarefas individuais, em dupla ou em pequenos grupos. O ideal é que
os grupos sejam formados por até 5 crianças, para todas conseguirem
realizar as tarefas, expor as suas ideias e se relacionarem com todos os
coleguinhas. A progressão pedagógica das tarefas é muito importante
para que as crianças consigam realizar todas as atividades propostas.
Para os mais novos, retira-se o aspecto da competitividade e o ideal é
que todos sejam premiados igualmente ao final da tarefa. Dessa forma,
estimulamos o desenvolvimento individual e também o trabalho em equipe.
2 – Caça ao tesouro
A caça ao tesouro é uma atividade que encanta diferentes faixas etárias.
Contudo, ela é mais proveitosa quando as crianças já estão
alfabetizadas e podem ler as dicas deixadas pelo professor para se
deslocarem pelos diferentes pontos até acharem o tesouro. Além de
estimular o raciocínio, a atividade enaltece a colaboração e a
sociabilização para desvendarem as dicas. Recomenda-se grupos de até 4
crianças para que todos interajam corretamente com a brincadeira.
3 – Charada
A charada é um atividade mais adequada a crianças a partir de 10 anos e
tem a vantagem de não requerer muito mais que fichas elaboradas pelo
professor com as questões a serem desvendadas. Se a brincadeira puder
ser apresentada de maneira multidisciplinar, é possível ter um melhor
proveito. Nesta faixa etária, gerar a competitividade entre os grupos
atrai mais interesse na tarefa e faz com que os alunos compreendam as
diferentes habilidades que possuem e como a heterogeneidade contribui no
grupo.
4 – Imagem e ação
Brincar de imagem e ação é sucesso garantido entre todas as faixas
etárias e uma atividade que estimula não só a colaboração entre os
alunos como também a criatividade e imaginação. Nesta proposta,
palavras, filmes, ou aspectos de história, biologia e ciências podem ser
adaptados para que as crianças se revezem desenhando ou desvendando
aquilo que está sendo desenhado. Uma forma bem lúdica de fixação do
aprendizado através da experiência em grupo.
E você, aplica alguma dessas brincadeiras com seus alunos? Tem mais
alguma para complementar a nossa lista? Compartilhe sua opinião com a
gente!

O ensino nos dias de hoje compete com a presente tecnologia e a enorme
quantidade de informação que nossas crianças ficam expostas já nos
primeiros anos de vida. Isso faz com que o estilo mais tradicional de
ensino não pareça tão adequado para ser incorporado como melhor método
de aprendizagem atualmente.
No entanto, muitos jogos e brincadeiras utilizados há muitas décadas
ainda fazem bastante sucesso entre a criançada e têm contribuído para
gerar mais interesse nas atividades e despertar a criatividade e
sociabilidade entre os pequenos, frequentemente deixadas de lado no
mundo cada vez mais exigente e competitivo.
Muitos educadores têm trabalhado com êxito atividades que nossos pais e
avós também tiveram a oportunidade de vivenciar, mas aplicados
corretamente às diferentes faixas etárias e aos dias atuais, estimulando
o cognitivo de maneira mais lúdica, trabalhando aspectos da
psicomotricidade e aproximando tanto os alunos entre si quanto estudante
e professor. Veja a seguir 4 brincadeiras bem conhecidas que ensinarão
os seus alunos a colaborarem.
1 – Gincana
A gincana é uma atividade que faz muito sucesso e pode ser estimulada
para tarefas individuais, em dupla ou em pequenos grupos. O ideal é que
os grupos sejam formados por até 5 crianças, para todas conseguirem
realizar as tarefas, expor as suas ideias e se relacionarem com todos os
coleguinhas. A progressão pedagógica das tarefas é muito importante
para que as crianças consigam realizar todas as atividades propostas.
Para os mais novos, retira-se o aspecto da competitividade e o ideal é
que todos sejam premiados igualmente ao final da tarefa. Dessa forma,
estimulamos o desenvolvimento individual e também o trabalho em equipe.
2 – Caça ao tesouro
A caça ao tesouro é uma atividade que encanta diferentes faixas etárias.
Contudo, ela é mais proveitosa quando as crianças já estão
alfabetizadas e podem ler as dicas deixadas pelo professor para se
deslocarem pelos diferentes pontos até acharem o tesouro. Além de
estimular o raciocínio, a atividade enaltece a colaboração e a
sociabilização para desvendarem as dicas. Recomenda-se grupos de até 4
crianças para que todos interajam corretamente com a brincadeira.
3 – Charada
A charada é um atividade mais adequada a crianças a partir de 10 anos e
tem a vantagem de não requerer muito mais que fichas elaboradas pelo
professor com as questões a serem desvendadas. Se a brincadeira puder
ser apresentada de maneira multidisciplinar, é possível ter um melhor
proveito. Nesta faixa etária, gerar a competitividade entre os grupos
atrai mais interesse na tarefa e faz com que os alunos compreendam as
diferentes habilidades que possuem e como a heterogeneidade contribui no
grupo.
4 – Imagem e ação
Brincar de imagem e ação é sucesso garantido entre todas as faixas
etárias e uma atividade que estimula não só a colaboração entre os
alunos como também a criatividade e imaginação. Nesta proposta,
palavras, filmes, ou aspectos de história, biologia e ciências podem ser
adaptados para que as crianças se revezem desenhando ou desvendando
aquilo que está sendo desenhado. Uma forma bem lúdica de fixação do
aprendizado através da experiência em grupo.
E você, aplica alguma dessas brincadeiras com seus alunos? Tem mais
alguma para complementar a nossa lista? Compartilhe sua opinião com a
gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário