4 brincadeiras para ensinar os seus alunos a colaborarem


O ensino nos dias de hoje compete com a presente tecnologia e a enorme quantidade de informação que nossas crianças ficam expostas já nos primeiros anos de vida. Isso faz com que o estilo mais tradicional de ensino não pareça tão adequado para ser incorporado como melhor método de aprendizagem atualmente.
No entanto, muitos jogos e brincadeiras utilizados há muitas décadas ainda fazem bastante sucesso entre a criançada e têm contribuído para gerar mais interesse nas atividades e despertar a criatividade e sociabilidade entre os pequenos, frequentemente deixadas de lado no mundo cada vez mais exigente e competitivo.
Muitos educadores têm trabalhado com êxito atividades que nossos pais e avós também tiveram a oportunidade de vivenciar, mas aplicados corretamente às diferentes faixas etárias e aos dias atuais, estimulando o cognitivo de maneira mais lúdica, trabalhando aspectos da psicomotricidade e aproximando tanto os alunos entre si quanto estudante e professor. Veja a seguir 4 brincadeiras bem conhecidas que ensinarão os seus alunos a colaborarem.

1 – Gincana

A gincana é uma atividade que faz muito sucesso e pode ser estimulada para tarefas individuais, em dupla ou em pequenos grupos. O ideal é que os grupos sejam formados por até 5 crianças, para todas conseguirem realizar as tarefas, expor as suas ideias e se relacionarem com todos os coleguinhas. A progressão pedagógica das tarefas é muito importante para que as crianças consigam realizar todas as atividades propostas. Para os mais novos, retira-se o aspecto da competitividade e o ideal é que todos sejam premiados igualmente ao final da tarefa. Dessa forma, estimulamos o desenvolvimento individual e também o trabalho em equipe.

2 – Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que encanta diferentes faixas etárias. Contudo, ela é mais proveitosa quando as crianças já estão alfabetizadas e podem ler as dicas deixadas pelo professor para se deslocarem pelos diferentes pontos até acharem o tesouro. Além de estimular o raciocínio, a atividade enaltece a colaboração e a sociabilização para desvendarem as dicas. Recomenda-se grupos de até 4 crianças para que todos interajam corretamente com a brincadeira.

3 – Charada

A charada é um atividade mais adequada a crianças a partir de 10 anos e tem a vantagem de não requerer muito mais que fichas elaboradas pelo professor com as questões a serem desvendadas. Se a brincadeira puder ser apresentada de maneira multidisciplinar, é possível ter um melhor proveito. Nesta faixa etária, gerar a competitividade entre os grupos atrai mais interesse na tarefa e faz com que os alunos compreendam as diferentes habilidades que possuem e como a heterogeneidade contribui no grupo.

4 – Imagem e ação

Brincar de imagem e ação é sucesso garantido entre todas as faixas etárias e uma atividade que estimula não só a colaboração entre os alunos como também a criatividade e imaginação. Nesta proposta, palavras, filmes, ou aspectos de história, biologia e ciências podem ser adaptados para que as crianças se revezem desenhando ou desvendando aquilo que está sendo desenhado. Uma forma bem lúdica de fixação do aprendizado através da experiência em grupo.
E você, aplica alguma dessas brincadeiras com seus alunos? Tem mais alguma para complementar a nossa lista? Compartilhe sua opinião com a gente!

O ensino nos dias de hoje compete com a presente tecnologia e a enorme quantidade de informação que nossas crianças ficam expostas já nos primeiros anos de vida. Isso faz com que o estilo mais tradicional de ensino não pareça tão adequado para ser incorporado como melhor método de aprendizagem atualmente.
No entanto, muitos jogos e brincadeiras utilizados há muitas décadas ainda fazem bastante sucesso entre a criançada e têm contribuído para gerar mais interesse nas atividades e despertar a criatividade e sociabilidade entre os pequenos, frequentemente deixadas de lado no mundo cada vez mais exigente e competitivo.
Muitos educadores têm trabalhado com êxito atividades que nossos pais e avós também tiveram a oportunidade de vivenciar, mas aplicados corretamente às diferentes faixas etárias e aos dias atuais, estimulando o cognitivo de maneira mais lúdica, trabalhando aspectos da psicomotricidade e aproximando tanto os alunos entre si quanto estudante e professor. Veja a seguir 4 brincadeiras bem conhecidas que ensinarão os seus alunos a colaborarem.

1 – Gincana

A gincana é uma atividade que faz muito sucesso e pode ser estimulada para tarefas individuais, em dupla ou em pequenos grupos. O ideal é que os grupos sejam formados por até 5 crianças, para todas conseguirem realizar as tarefas, expor as suas ideias e se relacionarem com todos os coleguinhas. A progressão pedagógica das tarefas é muito importante para que as crianças consigam realizar todas as atividades propostas. Para os mais novos, retira-se o aspecto da competitividade e o ideal é que todos sejam premiados igualmente ao final da tarefa. Dessa forma, estimulamos o desenvolvimento individual e também o trabalho em equipe.

2 – Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que encanta diferentes faixas etárias. Contudo, ela é mais proveitosa quando as crianças já estão alfabetizadas e podem ler as dicas deixadas pelo professor para se deslocarem pelos diferentes pontos até acharem o tesouro. Além de estimular o raciocínio, a atividade enaltece a colaboração e a sociabilização para desvendarem as dicas. Recomenda-se grupos de até 4 crianças para que todos interajam corretamente com a brincadeira.

3 – Charada

A charada é um atividade mais adequada a crianças a partir de 10 anos e tem a vantagem de não requerer muito mais que fichas elaboradas pelo professor com as questões a serem desvendadas. Se a brincadeira puder ser apresentada de maneira multidisciplinar, é possível ter um melhor proveito. Nesta faixa etária, gerar a competitividade entre os grupos atrai mais interesse na tarefa e faz com que os alunos compreendam as diferentes habilidades que possuem e como a heterogeneidade contribui no grupo.

4 – Imagem e ação

Brincar de imagem e ação é sucesso garantido entre todas as faixas etárias e uma atividade que estimula não só a colaboração entre os alunos como também a criatividade e imaginação. Nesta proposta, palavras, filmes, ou aspectos de história, biologia e ciências podem ser adaptados para que as crianças se revezem desenhando ou desvendando aquilo que está sendo desenhado. Uma forma bem lúdica de fixação do aprendizado através da experiência em grupo.
E você, aplica alguma dessas brincadeiras com seus alunos? Tem mais alguma para complementar a nossa lista? Compartilhe sua opinião com a gente!

Nenhum comentário: