Este jogo trabalha:
Noções de quantidade;
Adição;
Comparação de quantidades;
Calculo mental;
Cores;
Resolução de problemas;
Coordenação motora;
Percepção espacial;
Atenção e observação;
Socialização e autonomia, estimulando a troca e o confronto de ideias.
Desenvolvimento:
O professor e os alunos podem confeccionar os pinos com garrafas
descartáveis e pintá-las de cores variadas, atribuindo diferentes
valores para cada cor. O critério para determinar a ordem dos jogadores
pode ser definido pelo grupo. A partir de uma linha traçada no chão,
cada participante joga uma bola, para ver quem consegue derrubar mais
garrafas. Ao derrubar as garrafas, deve-se contar e registrar a
quantidade de pontos obtidos. Esta etapa da ação trabalha com a ideia de
resolução de problemas, dando às crianças a oportunidade de decidir de
que forma será feito o registro de pontos, se por bolinhas, risquinhos,
desenhos ou numerais. Esse registro pode ser feito em uma folha ou
lousa, identificando o nome de cada jogador. O professor deve
estabelecer previamente quantas rodadas terá o jogo. As crianças
arrumarão as garrafas na disposição que preferirem, mas logo perceberão
que a organização em forma de triângulo é a mais eficiente para a
derrubada das garrafas. Somam-se as quantidades de cada jogador, que
poderão ser expressas ao final com algarismos e vence aquele que fizer
mais pontos.
Este jogo trabalha:
Noções de quantidade;
Adição;
Comparação de quantidades;
Calculo mental;
Cores;
Resolução de problemas;
Coordenação motora;
Percepção espacial;
Atenção e observação;
Socialização e autonomia, estimulando a troca e o confronto de ideias.
Desenvolvimento:
O professor e os alunos podem confeccionar os pinos com garrafas
descartáveis e pintá-las de cores variadas, atribuindo diferentes
valores para cada cor. O critério para determinar a ordem dos jogadores
pode ser definido pelo grupo. A partir de uma linha traçada no chão,
cada participante joga uma bola, para ver quem consegue derrubar mais
garrafas. Ao derrubar as garrafas, deve-se contar e registrar a
quantidade de pontos obtidos. Esta etapa da ação trabalha com a ideia de
resolução de problemas, dando às crianças a oportunidade de decidir de
que forma será feito o registro de pontos, se por bolinhas, risquinhos,
desenhos ou numerais. Esse registro pode ser feito em uma folha ou
lousa, identificando o nome de cada jogador. O professor deve
estabelecer previamente quantas rodadas terá o jogo. As crianças
arrumarão as garrafas na disposição que preferirem, mas logo perceberão
que a organização em forma de triângulo é a mais eficiente para a
derrubada das garrafas. Somam-se as quantidades de cada jogador, que
poderão ser expressas ao final com algarismos e vence aquele que fizer
mais pontos.
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