Objetivos
- Cálculo mental;
- resolução de problemas envolvendo a adição;
- comparação de quantidades.
Material
40 cartas (quatro de cada ) de ás à dez.
Jogadores
Grupos de até 4 alunos
Recomendação
Crianças a partir de 6 anos
Organizado por
Kátia Stocco Smole
Diretora do Grupo Mathema
Regras
Cada
jogador recebe três cartas, que devem ficar viradas para cima, à sua
frente durante toda a partida. Outras sete cartas são colocadas, também
com as faces para cima, numa fileira no centro da mesa. Asdemais ficam
num monte para as compras.
Na
sua vez, o jogador deve pegar as cartas do meio que forem necessárias
para que consiga chegar ao mesmo total da soma de suas três cartas.
Quando ele não mais conseguir formar conjuntos com seu total, ele deve
repor as cartas que usou do meio da mesa com cartas do monte de compras,
e passar a vez ao próximo. Quem tiver conseguido mais conjuntos ao
final do baralho, será o vencedor.
Como
variações, o Borboleta pode ser jogado com quatro cartas para cada
jogador e 9 cartas no meio da mesa ou com o valor das três cartas fazer
uma multiplicação. Nessa versão ele é mais indicado a partir da 3º ano.
* Fonte: www.mathema.com.br
* Fonte: www.mathema.com.br
Objetivos
- Cálculo mental;
- resolução de problemas envolvendo a adição;
- comparação de quantidades.
Material
40 cartas (quatro de cada ) de ás à dez.
Jogadores
Grupos de até 4 alunos
Recomendação
Crianças a partir de 6 anos
Organizado por
Kátia Stocco Smole
Diretora do Grupo Mathema
Regras
Cada
jogador recebe três cartas, que devem ficar viradas para cima, à sua
frente durante toda a partida. Outras sete cartas são colocadas, também
com as faces para cima, numa fileira no centro da mesa. Asdemais ficam
num monte para as compras.
Na
sua vez, o jogador deve pegar as cartas do meio que forem necessárias
para que consiga chegar ao mesmo total da soma de suas três cartas.
Quando ele não mais conseguir formar conjuntos com seu total, ele deve
repor as cartas que usou do meio da mesa com cartas do monte de compras,
e passar a vez ao próximo. Quem tiver conseguido mais conjuntos ao
final do baralho, será o vencedor.
Como
variações, o Borboleta pode ser jogado com quatro cartas para cada
jogador e 9 cartas no meio da mesa ou com o valor das três cartas fazer
uma multiplicação. Nessa versão ele é mais indicado a partir da 3º ano.
* Fonte: www.mathema.com.br
* Fonte: www.mathema.com.br
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