Diagnóstico de leitura e escrita - Descobrindo a habilidade de ler e escrever

Atividades para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, tendo como objetivo principal, diagnosticar a habilidade de ler e localizar informações explícitas em pequenos textos, tendo em vista que essa é uma das primeiras habilidades que o aluno deve possuir.

Quanto a produção de texto, procurei criar várias situações de escrita para que o aluno tenha a oportunidade de deixar bem claro o domínio que possui a respeito da escrita.


Entregar a atividade para os alunos, o professor não deverá ler o texto e nem as questões, caso contrário, haverá prejuízo no diagnóstico.

Diagnosticar a habilidade de ler e escrever





Obs: As siglas utilizadas representam os níveis de escrita dos alunos, de acordo com os estudos da pedagoga e psicóloga Emília Ferreira, sobre aquisição da leitura e da escrita. Elas significam:

PS - Pré-silábico
SSV - Silábico sem valor sonoro
SV - Silábico com valor sonoro
SA - Silábico Alfabético
A - Alfabético
AO - Alfabético Ortográfico.

Atividades para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, tendo como objetivo principal, diagnosticar a habilidade de ler e localizar informações explícitas em pequenos textos, tendo em vista que essa é uma das primeiras habilidades que o aluno deve possuir.

Quanto a produção de texto, procurei criar várias situações de escrita para que o aluno tenha a oportunidade de deixar bem claro o domínio que possui a respeito da escrita.


Entregar a atividade para os alunos, o professor não deverá ler o texto e nem as questões, caso contrário, haverá prejuízo no diagnóstico.

Diagnosticar a habilidade de ler e escrever





Obs: As siglas utilizadas representam os níveis de escrita dos alunos, de acordo com os estudos da pedagoga e psicóloga Emília Ferreira, sobre aquisição da leitura e da escrita. Elas significam:

PS - Pré-silábico
SSV - Silábico sem valor sonoro
SV - Silábico com valor sonoro
SA - Silábico Alfabético
A - Alfabético
AO - Alfabético Ortográfico.

Nenhum comentário: