COMO MONTAR UM SEMANÁRIO






EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES SEMANÁRIO

O planejamento das situações de ensino – aprendizagem envolve uma série de documentos e instrumentos organizativos cujo manejo faz do trabalho do professor um ritual permanente de tomada de decisões.
Quando o professor está em ação, seja estudando, planejando ou desenvolvendo ações didáticas, ou seja, quando o professor está construindo o cotidiano em sua classe, é preciso ter boas idéias, mas sobretudo, é preciso saber organizá-las de forma eficiente no espaço e no tempo que se possui em sala de aula, lembrando que um currículo é composto de boas idéias de atividades, mas também da organização eficaz e criativa dessas boas idéias.
Neste sentido, para organizar de forma funcional o registro (semanário) do trabalho desenvolvido com os alunos seguiremos os seguintes pontos:

1- Organização inicial


Neste tópico o professor irá colocar todos os eixos (sete eixos) citados pelos RCN`s e dentro de cada um especificar as expectativas e conteúdos que serão explorados na semana específica. É importante lembrar que todos os eixos deverão ser trabalhados ao longo da semana. Exemplo:
SEMANA 02/03 à 06/03
Identidade e Autonomia
Expectativas; (exemplo:)
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que o corpo produz.
Conteúdos:
*Reconhecimento do próprio corpo e dos diferentes ritmos que produz.
Atividades:
* Jogos e brincadeiras.
Linguagem oral e escrita:
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Música
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Movimento
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Matemática
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Artes Visuais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Natureza e Sociedade
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Temas transversais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:

2-Desenvolvimento


Neste item o professor fará uma descrição clara e completa do modo como irá explorar cada atividade. Esta descrição deverá ser feita por dia da semana e especificando o local em a atividade será será desenvolvida (quiosque, sala de aula, gramado, quadra, caramanchão...). Vale ainda lembrar que as atividades desenvolvidas em sala de aula deverão ser anexadas neste espaço.
3-Avaliação


“A anotação com reflexão do que é abordado em sala, bem como sua descrição, os momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi; colocar o porquê usando a intuição e o sentimento é recurso precioso para a elaboração da próxima estratégia da aula. O educador deve refletir diariamente para que a educação e a construção do conhecimento seja eficaz. Pensar naquilo que foi e não foi eficaz e o que poderia ter sido feito em uma dada situação”. (Paula Lame- 2004)
A avaliação é um momento de valiosa reflexão do professor diante do processo de ensino-aprendizagem realizado na semana. Sendo assim esta deverá abordar no mínimo:
-Aspectos positivos e negativos (tempo, material, participação do aluno...)
-Destacar as dificuldades e os progressos dos alunos
-Possíveis sugestões.
Sendo a avaliação um momento de reflexão, logo este é um momento muito pessoal, por isso o professor não necessariamente, terá que seguir os tópicos acima, o importante é que o professor seja fiel e claro em relação aos acontecimentos de sua sala, naquela semana específica.


REFERÊNCIAS
LAMEU Paula; Reflexão e auto-avaliação do educador. 2004
Apostila do Centro de Estudos da Escola da Vida


Modelo de semanário


Atenção abaixo encontra-se um modelo de semanário, você deve fazer a adaptação para a sua turma baseado neste, lembrando que cada aula deve ser planejada ter um objetivo específico e registro das aprendizagens.

MODELO II DE SEMANÁRIO : INFANTIL I


Semanário – Educação Infantil – Nível I 
2ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Pinos.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Musical:
Conhecendo Instrumentos musicais:
Tambor, pandeiro e apito.
13h50min – 14h40min:
Parque:
Brincando de Casinha.
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Escrita:
Passe tinta colorida na vogal A (folha de atividade).
15h50min – 16h40min:
Artes:
Desenho livre com tinta (folha de atividade).
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Pinte os quadrados de amarelo (folha de atividade).

3ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Encaixe.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Matemática:
Pinte o conjunto que contém 1 elemento (folha de atividade).
13h50min – 14h40min:
Música (Profª Sandra).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Oral/Contos:
- Bom dia, todas as cores!
- O que temos no nosso corpo?
15h50min – 16h40min:
Linguagem Escrita:
Livro – Página 13:
Qual a professora usou?
16h40min – 17h20min:
Linguagem Escrita:
Coordenação Motora:
Cole lã na ovelhinha (folha de atividade).

4ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Monta-tudo.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Regras de convivência.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Musical:
Brincando de bandinha com os objetos que temos na sala.
13h50min – 14h40min:
Parque:
Livre.
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Oral/Contos:
Observação do rosto no espelho.
Conto: Rapunzel.
15h50min – 16h40min:
Natureza e Sociedade:
Conhecendo lugares que podemos ir com a nossa família (folha de atividade).
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Circule os triângulos que você encontrou (folha de atividade).

5ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Jogo da Memória.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Regras de Convivência.
13h30min – 13h50min:
Movimento Quadra:
- Bambolês;
- Coelhinho sai da toca.
13h50min – 14h40min:
Linguagem Escrita:
Ilustração da Parlenda (folha de atividade).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Artes:
Livro – Página 14.
Cole objetos no quadro.
15h50min – 16h40min:
Linguagem Oral:
Livro – Página 15:
Porta-retrato.
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Cole papéis no n° 1 (folha de atividade).

6ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Panelinhas.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Contos:
Observação dos desenhos feitos no livro “Como você ficou?”.
Conto: O bebê urso!
13h50min – 14h40min:
Linguagem Escrita:
O que é, o que é? (folha de atividade).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Brinquedos.
15h50min – 16h40min:
Futebol/Ballet.
16h40min – 17h20min:
Brinquedos.






EDUCAÇÃO INFANTIL - ORIENTAÇÕES SEMANÁRIO

O planejamento das situações de ensino – aprendizagem envolve uma série de documentos e instrumentos organizativos cujo manejo faz do trabalho do professor um ritual permanente de tomada de decisões.
Quando o professor está em ação, seja estudando, planejando ou desenvolvendo ações didáticas, ou seja, quando o professor está construindo o cotidiano em sua classe, é preciso ter boas idéias, mas sobretudo, é preciso saber organizá-las de forma eficiente no espaço e no tempo que se possui em sala de aula, lembrando que um currículo é composto de boas idéias de atividades, mas também da organização eficaz e criativa dessas boas idéias.
Neste sentido, para organizar de forma funcional o registro (semanário) do trabalho desenvolvido com os alunos seguiremos os seguintes pontos:

1- Organização inicial


Neste tópico o professor irá colocar todos os eixos (sete eixos) citados pelos RCN`s e dentro de cada um especificar as expectativas e conteúdos que serão explorados na semana específica. É importante lembrar que todos os eixos deverão ser trabalhados ao longo da semana. Exemplo:
SEMANA 02/03 à 06/03
Identidade e Autonomia
Expectativas; (exemplo:)
*Descobrir progressivamente seus limites, suas funções e as sensações que o corpo produz.
Conteúdos:
*Reconhecimento do próprio corpo e dos diferentes ritmos que produz.
Atividades:
* Jogos e brincadeiras.
Linguagem oral e escrita:
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Música
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Movimento
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Matemática
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Artes Visuais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Natureza e Sociedade
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:
Temas transversais
Expectativas;
Conteúdos:
Atividades:

2-Desenvolvimento


Neste item o professor fará uma descrição clara e completa do modo como irá explorar cada atividade. Esta descrição deverá ser feita por dia da semana e especificando o local em a atividade será será desenvolvida (quiosque, sala de aula, gramado, quadra, caramanchão...). Vale ainda lembrar que as atividades desenvolvidas em sala de aula deverão ser anexadas neste espaço.
3-Avaliação


“A anotação com reflexão do que é abordado em sala, bem como sua descrição, os momentos importantes, o que foi eficaz, adequado e o que não foi; colocar o porquê usando a intuição e o sentimento é recurso precioso para a elaboração da próxima estratégia da aula. O educador deve refletir diariamente para que a educação e a construção do conhecimento seja eficaz. Pensar naquilo que foi e não foi eficaz e o que poderia ter sido feito em uma dada situação”. (Paula Lame- 2004)
A avaliação é um momento de valiosa reflexão do professor diante do processo de ensino-aprendizagem realizado na semana. Sendo assim esta deverá abordar no mínimo:
-Aspectos positivos e negativos (tempo, material, participação do aluno...)
-Destacar as dificuldades e os progressos dos alunos
-Possíveis sugestões.
Sendo a avaliação um momento de reflexão, logo este é um momento muito pessoal, por isso o professor não necessariamente, terá que seguir os tópicos acima, o importante é que o professor seja fiel e claro em relação aos acontecimentos de sua sala, naquela semana específica.


REFERÊNCIAS
LAMEU Paula; Reflexão e auto-avaliação do educador. 2004
Apostila do Centro de Estudos da Escola da Vida


Modelo de semanário


Atenção abaixo encontra-se um modelo de semanário, você deve fazer a adaptação para a sua turma baseado neste, lembrando que cada aula deve ser planejada ter um objetivo específico e registro das aprendizagens.

MODELO II DE SEMANÁRIO : INFANTIL I


Semanário – Educação Infantil – Nível I 
2ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Pinos.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Musical:
Conhecendo Instrumentos musicais:
Tambor, pandeiro e apito.
13h50min – 14h40min:
Parque:
Brincando de Casinha.
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Escrita:
Passe tinta colorida na vogal A (folha de atividade).
15h50min – 16h40min:
Artes:
Desenho livre com tinta (folha de atividade).
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Pinte os quadrados de amarelo (folha de atividade).

3ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Encaixe.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Matemática:
Pinte o conjunto que contém 1 elemento (folha de atividade).
13h50min – 14h40min:
Música (Profª Sandra).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Oral/Contos:
- Bom dia, todas as cores!
- O que temos no nosso corpo?
15h50min – 16h40min:
Linguagem Escrita:
Livro – Página 13:
Qual a professora usou?
16h40min – 17h20min:
Linguagem Escrita:
Coordenação Motora:
Cole lã na ovelhinha (folha de atividade).

4ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Monta-tudo.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Regras de convivência.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Musical:
Brincando de bandinha com os objetos que temos na sala.
13h50min – 14h40min:
Parque:
Livre.
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Linguagem Oral/Contos:
Observação do rosto no espelho.
Conto: Rapunzel.
15h50min – 16h40min:
Natureza e Sociedade:
Conhecendo lugares que podemos ir com a nossa família (folha de atividade).
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Circule os triângulos que você encontrou (folha de atividade).

5ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Jogo da Memória.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Regras de Convivência.
13h30min – 13h50min:
Movimento Quadra:
- Bambolês;
- Coelhinho sai da toca.
13h50min – 14h40min:
Linguagem Escrita:
Ilustração da Parlenda (folha de atividade).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Artes:
Livro – Página 14.
Cole objetos no quadro.
15h50min – 16h40min:
Linguagem Oral:
Livro – Página 15:
Porta-retrato.
16h40min – 17h20min:
Matemática:
Cole papéis no n° 1 (folha de atividade).

6ª Feira – 

13h – 13h15min:
Entrada:
Panelinhas.
13h15min – 13h30min:
Rotina:
Chamadinha.
13h30min – 13h50min:
Linguagem Oral/Contos:
Observação dos desenhos feitos no livro “Como você ficou?”.
Conto: O bebê urso!
13h50min – 14h40min:
Linguagem Escrita:
O que é, o que é? (folha de atividade).
14h40min – 15h20min:
Intervalo/Higiene.
15h20min – 15h50min:
Brinquedos.
15h50min – 16h40min:
Futebol/Ballet.
16h40min – 17h20min:
Brinquedos.

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