Livro e projeto: O carteiro chegou


Livro: O carteiro chegou
Autor: Allan Ahlberg
Ilustrações: Janet Ahlberg
Editora Companhia das letrinhas
Sinopse:
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.

TEMA DO PROJETO:
1- Apresentação e discussão do projeto com as crianças;
2- Rodas de leituras;
3- Leitura dos contos;
4- Produções textuais;
5- Ensaios para a socialização do projeto;
6- Apresentação;

LEITOR: 
alunos do 2º ano (individual e em grupo)

OBJETIVOS:
- Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta;
- Valorizar a escrita como meio de comunicação;
- Perceber as informações mais relevantes neste gênero;
- Listar as informações que quer transmitir ao leitor;

- Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas;
- Recordar com os alunos os projetos dos contos infantis tradicionais;
- Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
- Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura, o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários;
- Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção;
- Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros;

- Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta;
- Expor as cartas na sala.

A professora pede aos alunos para escolherem uma pessoa, da família ou não, para enviar uma carta. É importante que cada criança anote, com ajuda da família, o endereço correto do destinatário para que a professora possa encaminhar as cartas a um correio, ou se possível, ir com a turma a uma agência.
Cada criança escreve uma carta à pessoa escolhida, tendo como referência as anotações anteriores sobre a estrutura deste gênero. A professora  pede aos alunos que troquem suas cartas para verificarem se a estrutura deste gênero está correta, de acordo com as anotações  registradas.    

A professora distribui envelopes, ou pode orientá-los a produzi-los em sala. Pede que o preencham de acordo com as informações do destinatário e com as suas informações, enquanto remetentes.   
A professora elabora um bilhete com as crianças pedindo aos pais que  levem seus filhos a uma agência de correios para que juntos, enviem as cartas aos destinatários.
Outra sugestão, se possível, pedir aos pais o valor da postagem e levar as crianças a uma agência de correios para que elas possam encaminhar as suas cartas. A professora sugere que as crianças leiam as respostas dos seus destinatários, tão logo as cartas cheguem aos seus endereços. A seguir, a professora pergunta aos alunos se já ouviram falar em pombo correio. Ouve as respostas das crianças e a seguir distribui uma folha com a definição.

DURAÇÃO APROXIMADA: 
12 aulas

MATERIAIS:
Livros paradidáticos, vídeo, TV, panfletos, data show, postais, encartes, lápis de cor, cartolina, caderno do aluno, lápis, borracha e quadro.

CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO:
__Título: Quem não se comunica se trumbica
__Traços característicos:

O livro traz um trabalho de intertextualidade inter-gêneros entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria) atuais, o que permite uma variedade de atividades sendo necessário que se leia os seguintes livros:
Cachinhos dourados e os três ursos;
Branca de Neve e os sete anões;
João e o pé de feijão;
Cinderela;
Chapeuzinho Vermelho.


De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos.

Sequência didática clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/sequencia-didatica-lendo-e-escrevendo.html?m=1



































Livro: O carteiro chegou
Autor: Allan Ahlberg
Ilustrações: Janet Ahlberg
Editora Companhia das letrinhas
Sinopse:
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.

TEMA DO PROJETO:
1- Apresentação e discussão do projeto com as crianças;
2- Rodas de leituras;
3- Leitura dos contos;
4- Produções textuais;
5- Ensaios para a socialização do projeto;
6- Apresentação;

LEITOR: 
alunos do 2º ano (individual e em grupo)

OBJETIVOS:
- Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta;
- Valorizar a escrita como meio de comunicação;
- Perceber as informações mais relevantes neste gênero;
- Listar as informações que quer transmitir ao leitor;

- Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas;
- Recordar com os alunos os projetos dos contos infantis tradicionais;
- Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
- Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura, o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários;
- Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção;
- Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros;

- Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta;
- Expor as cartas na sala.

A professora pede aos alunos para escolherem uma pessoa, da família ou não, para enviar uma carta. É importante que cada criança anote, com ajuda da família, o endereço correto do destinatário para que a professora possa encaminhar as cartas a um correio, ou se possível, ir com a turma a uma agência.
Cada criança escreve uma carta à pessoa escolhida, tendo como referência as anotações anteriores sobre a estrutura deste gênero. A professora  pede aos alunos que troquem suas cartas para verificarem se a estrutura deste gênero está correta, de acordo com as anotações  registradas.    

A professora distribui envelopes, ou pode orientá-los a produzi-los em sala. Pede que o preencham de acordo com as informações do destinatário e com as suas informações, enquanto remetentes.   
A professora elabora um bilhete com as crianças pedindo aos pais que  levem seus filhos a uma agência de correios para que juntos, enviem as cartas aos destinatários.
Outra sugestão, se possível, pedir aos pais o valor da postagem e levar as crianças a uma agência de correios para que elas possam encaminhar as suas cartas. A professora sugere que as crianças leiam as respostas dos seus destinatários, tão logo as cartas cheguem aos seus endereços. A seguir, a professora pergunta aos alunos se já ouviram falar em pombo correio. Ouve as respostas das crianças e a seguir distribui uma folha com a definição.

DURAÇÃO APROXIMADA: 
12 aulas

MATERIAIS:
Livros paradidáticos, vídeo, TV, panfletos, data show, postais, encartes, lápis de cor, cartolina, caderno do aluno, lápis, borracha e quadro.

CARACTERIZAÇÃO DO TEXTO:
__Título: Quem não se comunica se trumbica
__Traços característicos:

O livro traz um trabalho de intertextualidade inter-gêneros entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria) atuais, o que permite uma variedade de atividades sendo necessário que se leia os seguintes livros:
Cachinhos dourados e os três ursos;
Branca de Neve e os sete anões;
João e o pé de feijão;
Cinderela;
Chapeuzinho Vermelho.


De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos.

Sequência didática clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/11/sequencia-didatica-lendo-e-escrevendo.html?m=1



































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