Adição com material dourado
UTILIZANDO O MATERIAL
DOURADO NA ADIÇÃO
O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.Ao lidarmos com crianças na primeira e no início da segunda fase do Ensino Fundamental, encontramos diversos alunos que apresentam dificuldades em compreender os algoritmos básicos, bem como a ideia de classificar os números quanto a sua ordem ou classe. Uma alternativa para esses casos é o uso do material dourado, cuja ideia lembra a do ábaco. Esse material pode ser comprado confeccionado em madeira, plástico ou em material emborrachado, mas também pode ser construído com os alunos através de isopor ou diversos tipos de papel, em especial o papel milimetrado.
É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100
quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as
unidades, respectivamente.
Inicialmente o professor deve fazer com que os alunos se familiarizem
com o material. Para isso, deve pedir que eles estabeleçam comparações
entre os materiais, respondendo a perguntas como: Com quantos cubos
formamos uma dezena? Com quantas dezenas formamos uma centena? Ou ainda,
com quantas unidades formamos uma centena? Em seguida, é recomendado
que o professor discuta a respeito de valor relativo e valor absoluto de
um algarismo, além de falar sobre a organização do sistema decimal em
classes e ordens.
Após se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser
realizadas. Começando pela adição, os alunos devem montar os números
utilizando o material dourado. Por exemplo, para realizar a soma 53 + 98, devem ser montados:
Primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades e logo
observará que serão 11 bloquinhos, portanto, ele deverá trocar 10
unidades por uma dezena, ficando com apenas uma unidade. Feito isso,
deverá procurar as dezenas. Já se tem uma dezena (aquela formada pelas
unidades) e, ao juntá-la com as 5 dezenas de 53 e com as 9 dezenas de
98, haverá um total de 15 dezenas. Deve-se então substituir 10 dezenas
por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma
unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a
calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a
subtração pode ser realizada. Após algum tempo, os alunos terão mais
facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos.
Experimente realizar competições para ver quem faz cálculos mais
rapidamente através do material dourado. Isso motivará seus alunos a se
dedicarem, tirando possíveis dúvidas, e desenvolverá o desejo de ter
mais agilidade no processo de calcular.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em matemática
Adição com material dourado
UTILIZANDO O MATERIAL
DOURADO NA ADIÇÃO
O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.Ao lidarmos com crianças na primeira e no início da segunda fase do Ensino Fundamental, encontramos diversos alunos que apresentam dificuldades em compreender os algoritmos básicos, bem como a ideia de classificar os números quanto a sua ordem ou classe. Uma alternativa para esses casos é o uso do material dourado, cuja ideia lembra a do ábaco. Esse material pode ser comprado confeccionado em madeira, plástico ou em material emborrachado, mas também pode ser construído com os alunos através de isopor ou diversos tipos de papel, em especial o papel milimetrado.
É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100
quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as
unidades, respectivamente.
Inicialmente o professor deve fazer com que os alunos se familiarizem
com o material. Para isso, deve pedir que eles estabeleçam comparações
entre os materiais, respondendo a perguntas como: Com quantos cubos
formamos uma dezena? Com quantas dezenas formamos uma centena? Ou ainda,
com quantas unidades formamos uma centena? Em seguida, é recomendado
que o professor discuta a respeito de valor relativo e valor absoluto de
um algarismo, além de falar sobre a organização do sistema decimal em
classes e ordens.
Após se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser
realizadas. Começando pela adição, os alunos devem montar os números
utilizando o material dourado. Por exemplo, para realizar a soma 53 + 98, devem ser montados:
Primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades e logo
observará que serão 11 bloquinhos, portanto, ele deverá trocar 10
unidades por uma dezena, ficando com apenas uma unidade. Feito isso,
deverá procurar as dezenas. Já se tem uma dezena (aquela formada pelas
unidades) e, ao juntá-la com as 5 dezenas de 53 e com as 9 dezenas de
98, haverá um total de 15 dezenas. Deve-se então substituir 10 dezenas
por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma
unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a
calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a
subtração pode ser realizada. Após algum tempo, os alunos terão mais
facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos.
Experimente realizar competições para ver quem faz cálculos mais
rapidamente através do material dourado. Isso motivará seus alunos a se
dedicarem, tirando possíveis dúvidas, e desenvolverá o desejo de ter
mais agilidade no processo de calcular.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em matemática
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