Adição com material dourado UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO NA ADIÇÃO O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.Ao lidarmos com crianças na primeira e no início da segunda fase do Ensino Fundamental, encontramos diversos alunos que apresentam dificuldades em compreender os algoritmos básicos, bem como a ideia de classificar os números quanto a sua ordem ou classe. Uma alternativa para esses casos é o uso do material dourado, cuja ideia lembra a do ábaco. Esse material pode ser comprado confeccionado em madeira, plástico ou em material emborrachado, mas também pode ser construído com os alunos através de isopor ou diversos tipos de papel, em especial o papel milimetrado. É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100 quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as unidades, respectivamente. Inicialmente o professor deve fazer com que os alunos se familiarizem com o material. Para isso, deve pedir que eles estabeleçam comparações entre os materiais, respondendo a perguntas como: Com quantos cubos formamos uma dezena? Com quantas dezenas formamos uma centena? Ou ainda, com quantas unidades formamos uma centena? Em seguida, é recomendado que o professor discuta a respeito de valor relativo e valor absoluto de um algarismo, além de falar sobre a organização do sistema decimal em classes e ordens. Após se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser realizadas. Começando pela adição, os alunos devem montar os números utilizando o material dourado. Por exemplo, para realizar a soma 53 + 98, devem ser montados: Primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades e logo observará que serão 11 bloquinhos, portanto, ele deverá trocar 10 unidades por uma dezena, ficando com apenas uma unidade. Feito isso, deverá procurar as dezenas. Já se tem uma dezena (aquela formada pelas unidades) e, ao juntá-la com as 5 dezenas de 53 e com as 9 dezenas de 98, haverá um total de 15 dezenas. Deve-se então substituir 10 dezenas por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a subtração pode ser realizada. Após algum tempo, os alunos terão mais facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos. Experimente realizar competições para ver quem faz cálculos mais rapidamente através do material dourado. Isso motivará seus alunos a se dedicarem, tirando possíveis dúvidas, e desenvolverá o desejo de ter mais agilidade no processo de calcular. Por Amanda Gonçalves Graduada em matemática

Adição com material dourado

UTILIZANDO O MATERIAL 

DOURADO NA ADIÇÃO

O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.Ao lidarmos com crianças na primeira e no início da segunda fase do Ensino Fundamental, encontramos diversos alunos que apresentam dificuldades em compreender os algoritmos básicos, bem como a ideia de classificar os números quanto a sua ordem ou classe. Uma alternativa para esses casos é o uso do material dourado, cuja ideia lembra a do ábaco. Esse material pode ser comprado confeccionado em madeira, plástico ou em material emborrachado, mas também pode ser construído com os alunos através de isopor ou diversos tipos de papel, em especial o papel milimetrado.
É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100 quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as unidades, respectivamente.
Inicialmente o professor deve fazer com que os alunos se familiarizem com o material. Para isso, deve pedir que eles estabeleçam comparações entre os materiais, respondendo a perguntas como: Com quantos cubos formamos uma dezena? Com quantas dezenas formamos uma centena? Ou ainda, com quantas unidades formamos uma centena? Em seguida, é recomendado que o professor discuta a respeito de valor relativo e valor absoluto de um algarismo, além de falar sobre a organização do sistema decimal em classes e ordens.
Após se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser realizadas. Começando pela adição, os alunos devem montar os números utilizando o material dourado. Por exemplo, para realizar a soma 53 + 98, devem ser montados:
Primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades e logo observará que serão 11 bloquinhos, portanto, ele deverá trocar 10 unidades por uma dezena, ficando com apenas uma unidade. Feito isso, deverá procurar as dezenas. Já se tem uma dezena (aquela formada pelas unidades) e, ao juntá-la com as 5 dezenas de 53 e com as 9 dezenas de 98, haverá um total de 15 dezenas. Deve-se então substituir 10 dezenas por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a subtração pode ser realizada. Após algum tempo, os alunos terão mais facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos. Experimente realizar competições para ver quem faz cálculos mais rapidamente através do material dourado. Isso motivará seus alunos a se dedicarem, tirando possíveis dúvidas, e desenvolverá o desejo de ter mais agilidade no processo de calcular.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em matemática

Adição com material dourado

UTILIZANDO O MATERIAL 

DOURADO NA ADIÇÃO

O Material Dourado é um material concreto de fácil manipulação e que auxilia o aluno a realizar operações básicas.Ao lidarmos com crianças na primeira e no início da segunda fase do Ensino Fundamental, encontramos diversos alunos que apresentam dificuldades em compreender os algoritmos básicos, bem como a ideia de classificar os números quanto a sua ordem ou classe. Uma alternativa para esses casos é o uso do material dourado, cuja ideia lembra a do ábaco. Esse material pode ser comprado confeccionado em madeira, plástico ou em material emborrachado, mas também pode ser construído com os alunos através de isopor ou diversos tipos de papel, em especial o papel milimetrado.
É importante construir ao menos uma placa da centena, com 100 quadradinhos e várias colunas e cubinhos, representando as dezenas e as unidades, respectivamente.
Inicialmente o professor deve fazer com que os alunos se familiarizem com o material. Para isso, deve pedir que eles estabeleçam comparações entre os materiais, respondendo a perguntas como: Com quantos cubos formamos uma dezena? Com quantas dezenas formamos uma centena? Ou ainda, com quantas unidades formamos uma centena? Em seguida, é recomendado que o professor discuta a respeito de valor relativo e valor absoluto de um algarismo, além de falar sobre a organização do sistema decimal em classes e ordens.
Após se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser realizadas. Começando pela adição, os alunos devem montar os números utilizando o material dourado. Por exemplo, para realizar a soma 53 + 98, devem ser montados:
Primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades e logo observará que serão 11 bloquinhos, portanto, ele deverá trocar 10 unidades por uma dezena, ficando com apenas uma unidade. Feito isso, deverá procurar as dezenas. Já se tem uma dezena (aquela formada pelas unidades) e, ao juntá-la com as 5 dezenas de 53 e com as 9 dezenas de 98, haverá um total de 15 dezenas. Deve-se então substituir 10 dezenas por uma centena, e o resultado será 151 (uma centena, 5 dezenas e uma unidade). Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a calcular com agilidade através do material dourado. De forma análoga, a subtração pode ser realizada. Após algum tempo, os alunos terão mais facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos. Experimente realizar competições para ver quem faz cálculos mais rapidamente através do material dourado. Isso motivará seus alunos a se dedicarem, tirando possíveis dúvidas, e desenvolverá o desejo de ter mais agilidade no processo de calcular.
Por Amanda Gonçalves
Graduada em matemática

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