O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
- Estabilidade postural
- Percepção visual
- Coordenação visomotora
- Integração bilateral
- Orientação espacial
- Consciência corporal
- Força muscular
Mas por onde começar?
Entre 2 anos e 2 anos e meio, a
criança já pode começar a manusear uma tesoura escolar. Entretanto, é
importante que esse aprendizado seja realizado de maneira gradual,
respeitando seu desenvolvimento.
Entre 2 e 3 anos
Nessa idade, provavelmente, seu
filho vai precisar das duas mãos para abrir e fechar a tesoura. No
começo ele pode usar uma força excessiva para realizar o movimento e
talvez não tenha desenvolvido habilidades suficientes para realizar
muitos movimentos com a tesoura.
Entre 3 e 4 anos
Com alguma precisão, seu filho já
consegue fazer cortes em linha reta. Nessa fase, pode-se começar a
praticar novos movimentos tais como as curvas, pois suas habilidades já
permitem usar a mão auxiliar para girar o papel.
Entre 4 e 5 anos
A criança que foi estimulada é
capaz de realizar cortes em curva com precisão. Ela também consegue
cortar formas geométricas (círculos, quadrados e triângulos). Se você
traçar uma linha no papel para direcionar o corte, seu filho conseguirá
ser muito eficaz com a tesoura.
Entre 5 e 6 anos
Nessa fase a criança pode cortar o
papel seguindo contornos mais complexos. As mãos, uma auxiliar, outra
dominante, trabalham de forma coordenada para segurar e cortar o papel
com a tesoura, tornando o corte mais preciso, sem bordas irregulares.
Atenção!
Ao colocar uma tesoura na mão do
seu filho é sempre importante explicar que é um utensílio que deve ser
usado com cuidado e atenção, e apenas para cortar os materiais
oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.
O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
- Estabilidade postural
- Percepção visual
- Coordenação visomotora
- Integração bilateral
- Orientação espacial
- Consciência corporal
- Força muscular
Mas por onde começar?
Entre 2 anos e 2 anos e meio, a
criança já pode começar a manusear uma tesoura escolar. Entretanto, é
importante que esse aprendizado seja realizado de maneira gradual,
respeitando seu desenvolvimento.
Entre 2 e 3 anos
Nessa idade, provavelmente, seu
filho vai precisar das duas mãos para abrir e fechar a tesoura. No
começo ele pode usar uma força excessiva para realizar o movimento e
talvez não tenha desenvolvido habilidades suficientes para realizar
muitos movimentos com a tesoura.
Entre 3 e 4 anos
Com alguma precisão, seu filho já
consegue fazer cortes em linha reta. Nessa fase, pode-se começar a
praticar novos movimentos tais como as curvas, pois suas habilidades já
permitem usar a mão auxiliar para girar o papel.
Entre 4 e 5 anos
A criança que foi estimulada é
capaz de realizar cortes em curva com precisão. Ela também consegue
cortar formas geométricas (círculos, quadrados e triângulos). Se você
traçar uma linha no papel para direcionar o corte, seu filho conseguirá
ser muito eficaz com a tesoura.
Entre 5 e 6 anos
Nessa fase a criança pode cortar o
papel seguindo contornos mais complexos. As mãos, uma auxiliar, outra
dominante, trabalham de forma coordenada para segurar e cortar o papel
com a tesoura, tornando o corte mais preciso, sem bordas irregulares.
Atenção!
Ao colocar uma tesoura na mão do
seu filho é sempre importante explicar que é um utensílio que deve ser
usado com cuidado e atenção, e apenas para cortar os materiais
oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário