Projeto de leitura: Bichodário


Projeto de leitura: 

Bichodário

O trabalho toma por base o livro Bichodário (editora Larousse Júnior), com texto de Telma Guimarães e ilustrações de Sami & Bill, e a cada semana uma de suas páginas serve como ponto de partida para o aprendizado de uma letra. 
Com uma fauna colorida e animada, o livro de Telma Guimarães brinca com as palavras e os animais, tornando o aprendizado das letras do alfabeto uma atividade prazerosa para os pequenos.
Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado.

Objetivos:
★ Apresentar as letras do alfabeto às crianças;
★ Ensinar a elas o movimento correto para grafar as letras;
★ Abordar o nome e o som de cada uma;
★ Introduzir a ideia da formação de sílabas;
★ Estimular a criatividade com base na discussão sobre nomes de animais.

Leitura e construção de listas:
★ Apresente o livro aos alunos e explore a capa, a autora, a editora e os ilustradores. Só depois passe para o conteúdo do livro;
★ A cada semana, faça a leitura de uma página, que trata de um animal. Procure aproveitar tudo o que já tiver sido desenvolvido em estudos anteriores, como conteúdos de ciências naturais sobre os animais;
★ Depois da leitura, converse com os alunos, estimulando-os a citar outros bichos cujo nome comece com a mesma letra trabalhada na leitura;
★ Em seguida, incentive-os a citar nomes de pessoas, objetos, alimentos e personagens também começados com a letra. As palavras citadas deverão ser reunidas, formando listas para consultas posteriores.

As letras e os sons
O professor deve explicar aos alunos que as letras possuem um nome, mas não necessariamente um som diferente. "Por exemplo, a letra 'p': o nome dela é 'pê', mas o som que ela produz sozinha é diferente. Nesse momento, p professor deve reproduzir para as crianças o som da letra quando está desacompanhada de vogal". Sem usar o termo "sílaba", o professor deve mostrar que, ao juntar duas letras, o som torna-se diferente, como no caso de "p" mais "a", que é igual a "pa". A ideia dessa etapa de sonorização é que eles já comecem a compreender, nas séries do pré, que, de modo geral, quando vamos escrever uma sílaba, precisamos juntar letras. E, em seguida, levantar hipóteses sobre quais letras precisamos colocar em determinada posição para formar palavras.
A cada semana, os alunos leem uma página do livro, ponto de partida para as atividades do projeto. O aprendizado da grafia se dá por meio de grandes letras adesivadas no chão, enquanto a formação das palavras é ensinada com o uso das letras móveis. 

Letras móveis
O professora deve contar com uma caixa das chamadas letras móveis, ou seja, uma caixa com 26 divisões, cada qual com várias unidades de determinada letra. Assim, uma divisória abriga um montinho da letra "a", a outra abriga um montinho da letra "b", e assim por diante. Além dessa, há também as caixas temáticas, como uma caixa só com figuras de animais, uma só com figuras de alimentos e outra só com figuras de personagens folclóricos. Com esses materiais, comece a atividade.

★ Separe os alunos em duplas;
★ Peça a cada dupla que pegue uma figura da caixa temática;
★ A partir da figura, eles deverão identificar o nome do elemento retratado (animal, alimento etc.) e as letras necessárias para formar essa palavra;
★ Peça às crianças para pegar as letras e, com elas, construir a palavra correspondente à figura. 

Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado.

Como escrever cada letra
Para que as crianças aprendam como grafar cada letra estudada com o livro, utilize o método a seguir:

★ Com fita adesiva, escreva a letra no chão;
★ Coloque setas em cada trecho da letra, indicando o sentido em que o movimento deve ser feito;
★ Ande sobre a letra, acompanhando o sentido indicado pelas setas, para demonstrar aos alunos o caminho a ser percorrido;
★ Peça aos alunos que, um por vez, andem sobre a letra, de forma que entendam como grafá-la. Verifique se o movimento está sendo feito corretamente e oriente o aluno se for necessário;
★ Para finalizar, leve os alunos até a lousa e peça a eles para escrever a letra;
★ A cada letra estudada, relembre-os de como devem ser escritas as letras estudadas anteriormente.

Seu próprio livrinho
O projeto do Bichodário parte da leitura de uma página do livro, passa por construção de lista, sonorização, traçado e leitura, usando textos como parlendas, adivinhas e músicas. Esses textos são trabalhados também na forma de "palavras fatiadas", ou seja, palavra por palavra. Depois que cada conteúdo é explorado, os alunos "alimentam" seu próprio livro. Para isso, cada criança recebe um livro em branco, que pode ser preparado pela própria escola, com cerca de 30 páginas e espiral. O texto desenvolvido naquela semana, depois de explorado, deve ser colado nesse livro, utilizando-se frente e verso de cada folha. Assim, ao final do projeto, cada aluno terá seu próprio livro.


Para aprofundar o trabalho e finalizá-lo, proponha a divisão dos alunos em duplas produtivas. Com o livro Bichodário, um lê para o outro o texto referente a determinada letra. O Bichodário proporciona textos curtos a cada letra, e eles conseguem fazer a leitura com o amigo.


Projeto de leitura: 

Bichodário

O trabalho toma por base o livro Bichodário (editora Larousse Júnior), com texto de Telma Guimarães e ilustrações de Sami & Bill, e a cada semana uma de suas páginas serve como ponto de partida para o aprendizado de uma letra. 
Com uma fauna colorida e animada, o livro de Telma Guimarães brinca com as palavras e os animais, tornando o aprendizado das letras do alfabeto uma atividade prazerosa para os pequenos.
Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado.

Objetivos:
★ Apresentar as letras do alfabeto às crianças;
★ Ensinar a elas o movimento correto para grafar as letras;
★ Abordar o nome e o som de cada uma;
★ Introduzir a ideia da formação de sílabas;
★ Estimular a criatividade com base na discussão sobre nomes de animais.

Leitura e construção de listas:
★ Apresente o livro aos alunos e explore a capa, a autora, a editora e os ilustradores. Só depois passe para o conteúdo do livro;
★ A cada semana, faça a leitura de uma página, que trata de um animal. Procure aproveitar tudo o que já tiver sido desenvolvido em estudos anteriores, como conteúdos de ciências naturais sobre os animais;
★ Depois da leitura, converse com os alunos, estimulando-os a citar outros bichos cujo nome comece com a mesma letra trabalhada na leitura;
★ Em seguida, incentive-os a citar nomes de pessoas, objetos, alimentos e personagens também começados com a letra. As palavras citadas deverão ser reunidas, formando listas para consultas posteriores.

As letras e os sons
O professor deve explicar aos alunos que as letras possuem um nome, mas não necessariamente um som diferente. "Por exemplo, a letra 'p': o nome dela é 'pê', mas o som que ela produz sozinha é diferente. Nesse momento, p professor deve reproduzir para as crianças o som da letra quando está desacompanhada de vogal". Sem usar o termo "sílaba", o professor deve mostrar que, ao juntar duas letras, o som torna-se diferente, como no caso de "p" mais "a", que é igual a "pa". A ideia dessa etapa de sonorização é que eles já comecem a compreender, nas séries do pré, que, de modo geral, quando vamos escrever uma sílaba, precisamos juntar letras. E, em seguida, levantar hipóteses sobre quais letras precisamos colocar em determinada posição para formar palavras.
A cada semana, os alunos leem uma página do livro, ponto de partida para as atividades do projeto. O aprendizado da grafia se dá por meio de grandes letras adesivadas no chão, enquanto a formação das palavras é ensinada com o uso das letras móveis. 

Letras móveis
O professora deve contar com uma caixa das chamadas letras móveis, ou seja, uma caixa com 26 divisões, cada qual com várias unidades de determinada letra. Assim, uma divisória abriga um montinho da letra "a", a outra abriga um montinho da letra "b", e assim por diante. Além dessa, há também as caixas temáticas, como uma caixa só com figuras de animais, uma só com figuras de alimentos e outra só com figuras de personagens folclóricos. Com esses materiais, comece a atividade.

★ Separe os alunos em duplas;
★ Peça a cada dupla que pegue uma figura da caixa temática;
★ A partir da figura, eles deverão identificar o nome do elemento retratado (animal, alimento etc.) e as letras necessárias para formar essa palavra;
★ Peça às crianças para pegar as letras e, com elas, construir a palavra correspondente à figura. 

Apoiados em livro recheado de figuras de animais, crianças conhecem as letras do alfabeto e descobrem seu som e traçado.

Como escrever cada letra
Para que as crianças aprendam como grafar cada letra estudada com o livro, utilize o método a seguir:

★ Com fita adesiva, escreva a letra no chão;
★ Coloque setas em cada trecho da letra, indicando o sentido em que o movimento deve ser feito;
★ Ande sobre a letra, acompanhando o sentido indicado pelas setas, para demonstrar aos alunos o caminho a ser percorrido;
★ Peça aos alunos que, um por vez, andem sobre a letra, de forma que entendam como grafá-la. Verifique se o movimento está sendo feito corretamente e oriente o aluno se for necessário;
★ Para finalizar, leve os alunos até a lousa e peça a eles para escrever a letra;
★ A cada letra estudada, relembre-os de como devem ser escritas as letras estudadas anteriormente.

Seu próprio livrinho
O projeto do Bichodário parte da leitura de uma página do livro, passa por construção de lista, sonorização, traçado e leitura, usando textos como parlendas, adivinhas e músicas. Esses textos são trabalhados também na forma de "palavras fatiadas", ou seja, palavra por palavra. Depois que cada conteúdo é explorado, os alunos "alimentam" seu próprio livro. Para isso, cada criança recebe um livro em branco, que pode ser preparado pela própria escola, com cerca de 30 páginas e espiral. O texto desenvolvido naquela semana, depois de explorado, deve ser colado nesse livro, utilizando-se frente e verso de cada folha. Assim, ao final do projeto, cada aluno terá seu próprio livro.


Para aprofundar o trabalho e finalizá-lo, proponha a divisão dos alunos em duplas produtivas. Com o livro Bichodário, um lê para o outro o texto referente a determinada letra. O Bichodário proporciona textos curtos a cada letra, e eles conseguem fazer a leitura com o amigo.

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