Projeto - A Magia do Natal



Projeto - A Magia do Natal

Público alvo: Educação Infantil

Área: Natureza e sociedade

Duração: 3 semanas

Justificativa: Este projeto possibilita às crianças o conhecimento das tradições natalinas, de forma interativa e descontraída, buscando o reconhecimento dos símbolos natalinos, assim como
o estímulo de bons hábitos de solidariedade por meio de atividades coletivas e de
confraternização.

Objetivos específicos:
- Conhecer o espírito do Natal;
- Identificar os símbolos do Natal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
- Estimular a socialização;
- Estimular a formação de respeito às diversas crenças existentes;
- Estimular a solidariedade.

Atividade 1:
1º momento: Converse com a turma sobre a temática Natal. Sugestões de perguntas
orientadoras:
- O que é o Natal?
- Qual o significado do Natal?
- Quando se comemora o Natal?

2º momento: Após conversar com as crianças sobre o Natal, proponha que elas pesquisem em casa, junto aos pais/responsáveis, o verdadeiro significado da data. Seguem algumas sugestões
de perguntas:
- Qual o significado do Natal?
- Quais os símbolos do Natal?
- Qual a importância do Natal, do ponto de vista cronológico, para o ocidente?

3º momento: Proponha aos alunos a apresentação das respostas dos questionários e solicite que elas representem as respostas através de desenhos. Depois crie um mural em sala de aula com os desenhos elaborados.

Atividade 2:
1º momento: Proponha à turma a descrição do sentimento proporcionado pelo Natal. Solicite a representação do sentimento descrito através de imagens; para isso, oferte revistas usadas e solicite os recortes de imagens que representem o sentimento exposto. Peça a colagem das imagens em papel Kraft.
Proponha a apresentação do cartaz criado pela turma. Ao final das apresentações, exponha a produção na sala de aula.

Atividade 3:
1º momento: Leia o livro “O Sonho de Natal” para as crianças. Solicite que a turma descreva os presentes que Felício doará no Natal e os que represente a turma através da construção de uma árvore dos desejos.
Divida a turma, de forma que pequenos grupos confeccionem o tronco e as folhas da árvore.

Oferte folhas de papel cartão marrom para a construção do tronco e folhas de papel cartão verde para a construção das folhas.
Peça à turma para representar os desejos de Felício através de desenhos e colar estes desenhos nas folhas da árvore. Em seguida, a árvore deve ser exposta nas dependências da escola.


2º momento: Proponha às crianças a descrição dos seus desejos para o Natal, que devem ser representados em forma de pinturas e colagens. Oferte papel A10, tintas e papel laminado de diversas cores.

Atividade 4:
1º momento: Converse com a turma sobre os símbolos de Natal. A apresentação anexa pode ser utilizada para auxiliar a exposição e o diálogo.

2º momento: Proponha às crianças a confecção de um desenho representando a árvore de Natal de sua família. Oferte folha de papel ofício A10 e purpurinas.
Exponha em sala de aula os desenhos criados.

Atividade 5:
1º momento: Proponha à turma a confecção de uma árvore de Natal com fotos da turma. Solicite aos pais/responsáveis uma foto do aluno e uma bola de Natal.
Oferte papel crepom e papel laminado de diversas cores, papel cartão marrom, purpurinas de diversas cores e fitas vermelhas e douradas.

Peça à turma para dispor as bolas com as fotos na árvore. Sugere-se que haja uma foto coletiva com a árvore de Natal.
Exponha a árvore nas dependências da escola.

Atividade 6:
1º momento: Proponha aos alunos a confecção de um símbolo de Natal para presentear um colega da turma. Cada criança deve escolher um símbolo de Natal que gostaria de criar.
Oferte à turma papel laminado de diversas cores, cartolinas coloridas, papel cartão na cor verde e marrom, purpurinas, fitas vermelhas e douradas.

A turma pode apresentar os símbolos criados e a entrega do presente ao colega.

2º momento: Apresente o vídeo “Turma da Monica – Linda Noite de Natal”, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=1Y-78NPFzbY. Em seguida, converse com a turma sobre o vídeo apresentado.

3º momento: Proponha à turma uma campanha para doação de brinquedos usados. Solicite aos pais/responsáveis a doação de brinquedos/roupas usadas para doação de Natal.

Sugere-se que crianças confeccionem um cartão de Natal para ser anexado à doação. Oferte papel cartão colorido, purpurinas e revistas usadas à turma. As crianças devem recortar imagens que simbolizam o espírito de Natal e criar os cartões. Solicite a nomeação do cartão produzido.

4º momento: Convide um funcionário de alguma instituição, ou representante de alguma ONG, para que as crianças entreguem para ele as doações e para que possam conversar sobre a doação das roupas e brinquedos.

Atividade 7:
1º momento: Proponha à turma a confecção de bolinhas de Natal. Os pais/responsáveis ou a própria escola podem providenciar bolinhas de Natal antigas.
Oferte à turma bolinhas de isopor, purpurinas de diversas cores e cola plástica e explique às crianças que o uso da cola plástica e/ou da purpurina será para renovar a bolinha de Natal.
Ao fim da atividade, incentive as crianças a trocarem as bolinhas entre si.

Finalização do projeto:
- Criação de portfólio com os trabalhos de desenhos, colagem e fotos.
- Criação de mural com as atividades de cartazes, árvore dos desejos e árvore de Natal com fotos.

Materiais:
- Papel ofício A4;
- Papel ofício A10;
- Papel Kraft;
- Papel cartão verde e marrom;
- Papel alumínio de diversas cores;
- Cartolinas coloridas;
- Revistas usadas;
- Lápis preto;
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Cola;
- Cola plástica;
- Tesoura;
- Tintas de diversas cores;
- Purpurinas de diversas cores;
- Fitas vermelhas e douradas;
- Bolinhas de Natal;
- Datashow;
- Câmera fotográfica.

Avaliação: A avaliação deve ser realizada através da observação diária das crianças: seu envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento das atividades individuais, coletivas, a criação de cartaz, árvore dos desejos, árvore de Natal, confecção de cartão de Natal e símbolos do Natal.

Referências:
BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

SECCO. Patrícia Engel: O Sonho de Natal. São Paulo: Melhoramentos, 2001.



Projeto - A Magia do Natal

Público alvo: Educação Infantil

Área: Natureza e sociedade

Duração: 3 semanas

Justificativa: Este projeto possibilita às crianças o conhecimento das tradições natalinas, de forma interativa e descontraída, buscando o reconhecimento dos símbolos natalinos, assim como
o estímulo de bons hábitos de solidariedade por meio de atividades coletivas e de
confraternização.

Objetivos específicos:
- Conhecer o espírito do Natal;
- Identificar os símbolos do Natal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
- Estimular a socialização;
- Estimular a formação de respeito às diversas crenças existentes;
- Estimular a solidariedade.

Atividade 1:
1º momento: Converse com a turma sobre a temática Natal. Sugestões de perguntas
orientadoras:
- O que é o Natal?
- Qual o significado do Natal?
- Quando se comemora o Natal?

2º momento: Após conversar com as crianças sobre o Natal, proponha que elas pesquisem em casa, junto aos pais/responsáveis, o verdadeiro significado da data. Seguem algumas sugestões
de perguntas:
- Qual o significado do Natal?
- Quais os símbolos do Natal?
- Qual a importância do Natal, do ponto de vista cronológico, para o ocidente?

3º momento: Proponha aos alunos a apresentação das respostas dos questionários e solicite que elas representem as respostas através de desenhos. Depois crie um mural em sala de aula com os desenhos elaborados.

Atividade 2:
1º momento: Proponha à turma a descrição do sentimento proporcionado pelo Natal. Solicite a representação do sentimento descrito através de imagens; para isso, oferte revistas usadas e solicite os recortes de imagens que representem o sentimento exposto. Peça a colagem das imagens em papel Kraft.
Proponha a apresentação do cartaz criado pela turma. Ao final das apresentações, exponha a produção na sala de aula.

Atividade 3:
1º momento: Leia o livro “O Sonho de Natal” para as crianças. Solicite que a turma descreva os presentes que Felício doará no Natal e os que represente a turma através da construção de uma árvore dos desejos.
Divida a turma, de forma que pequenos grupos confeccionem o tronco e as folhas da árvore.

Oferte folhas de papel cartão marrom para a construção do tronco e folhas de papel cartão verde para a construção das folhas.
Peça à turma para representar os desejos de Felício através de desenhos e colar estes desenhos nas folhas da árvore. Em seguida, a árvore deve ser exposta nas dependências da escola.


2º momento: Proponha às crianças a descrição dos seus desejos para o Natal, que devem ser representados em forma de pinturas e colagens. Oferte papel A10, tintas e papel laminado de diversas cores.

Atividade 4:
1º momento: Converse com a turma sobre os símbolos de Natal. A apresentação anexa pode ser utilizada para auxiliar a exposição e o diálogo.

2º momento: Proponha às crianças a confecção de um desenho representando a árvore de Natal de sua família. Oferte folha de papel ofício A10 e purpurinas.
Exponha em sala de aula os desenhos criados.

Atividade 5:
1º momento: Proponha à turma a confecção de uma árvore de Natal com fotos da turma. Solicite aos pais/responsáveis uma foto do aluno e uma bola de Natal.
Oferte papel crepom e papel laminado de diversas cores, papel cartão marrom, purpurinas de diversas cores e fitas vermelhas e douradas.

Peça à turma para dispor as bolas com as fotos na árvore. Sugere-se que haja uma foto coletiva com a árvore de Natal.
Exponha a árvore nas dependências da escola.

Atividade 6:
1º momento: Proponha aos alunos a confecção de um símbolo de Natal para presentear um colega da turma. Cada criança deve escolher um símbolo de Natal que gostaria de criar.
Oferte à turma papel laminado de diversas cores, cartolinas coloridas, papel cartão na cor verde e marrom, purpurinas, fitas vermelhas e douradas.

A turma pode apresentar os símbolos criados e a entrega do presente ao colega.

2º momento: Apresente o vídeo “Turma da Monica – Linda Noite de Natal”, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=1Y-78NPFzbY. Em seguida, converse com a turma sobre o vídeo apresentado.

3º momento: Proponha à turma uma campanha para doação de brinquedos usados. Solicite aos pais/responsáveis a doação de brinquedos/roupas usadas para doação de Natal.

Sugere-se que crianças confeccionem um cartão de Natal para ser anexado à doação. Oferte papel cartão colorido, purpurinas e revistas usadas à turma. As crianças devem recortar imagens que simbolizam o espírito de Natal e criar os cartões. Solicite a nomeação do cartão produzido.

4º momento: Convide um funcionário de alguma instituição, ou representante de alguma ONG, para que as crianças entreguem para ele as doações e para que possam conversar sobre a doação das roupas e brinquedos.

Atividade 7:
1º momento: Proponha à turma a confecção de bolinhas de Natal. Os pais/responsáveis ou a própria escola podem providenciar bolinhas de Natal antigas.
Oferte à turma bolinhas de isopor, purpurinas de diversas cores e cola plástica e explique às crianças que o uso da cola plástica e/ou da purpurina será para renovar a bolinha de Natal.
Ao fim da atividade, incentive as crianças a trocarem as bolinhas entre si.

Finalização do projeto:
- Criação de portfólio com os trabalhos de desenhos, colagem e fotos.
- Criação de mural com as atividades de cartazes, árvore dos desejos e árvore de Natal com fotos.

Materiais:
- Papel ofício A4;
- Papel ofício A10;
- Papel Kraft;
- Papel cartão verde e marrom;
- Papel alumínio de diversas cores;
- Cartolinas coloridas;
- Revistas usadas;
- Lápis preto;
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Cola;
- Cola plástica;
- Tesoura;
- Tintas de diversas cores;
- Purpurinas de diversas cores;
- Fitas vermelhas e douradas;
- Bolinhas de Natal;
- Datashow;
- Câmera fotográfica.

Avaliação: A avaliação deve ser realizada através da observação diária das crianças: seu envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento das atividades individuais, coletivas, a criação de cartaz, árvore dos desejos, árvore de Natal, confecção de cartão de Natal e símbolos do Natal.

Referências:
BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

SECCO. Patrícia Engel: O Sonho de Natal. São Paulo: Melhoramentos, 2001.

Nenhum comentário: