Este
tema é tão importante que procuramos abordá-lo sempre que possível.
Para você, educador ou cuidador, ele é essencial, porque traz
informações que subsidiam o seu trabalho e o ajudam a orientar os pais.
A
revista Crescer trouxe o tema do brincar em uma de suas últimas
publicações. Nós sempre falamos dele, porque é pela brincadeira que a
criança se apropria do mundo e de si mesma. Por isso, outros posts valem
a sua leitura para ampliar as informações. É o caso dos textos “O brincar dos pequenos: dicas importantes” , “Como conduzir o brincar de suas crianças?” e “Quais brinquedos são os mais indicados à criança pequena?”.
Neste post, adaptamos dicas da matéria da Crescer de como estimular a criança pequena em cada etapa da primeira infância pelo brincar. Confira:
Até três meses –
é nesse período que a criança vai aprender a sustentar a cabeça. Ajude a
fortalecer os músculos do pescoço. Braços e pernas ainda ficam muito
flexionados, como no útero. A dica é estendê-los suavemente para
alongá-los. Coloque o bebê de bruços sobre uma superfície segura e chame
sua atenção com um objeto sonoro para que levante a cabeça. Bata palmas
a distância para que ele tente localizar de onde vem o som, virando a
cabeça.
Três a seis meses-
o tronco já está começando a se firmar. Coloque a criança sentada no
colo ou na cama, com um apoio nas costas. Isso a ajudará a desenvolver
essa musculatura. Deite o bebê de barriga para cima e cruze suas pernas,
incentivando-o a rolar sobre si mesmo. Coloque-o de bruços em uma
superfície segura e espalhe objetos com diferentes texturas para que ele
possa explorá-los usando o tato.
Seis aos nove meses –
as mãos estão mais fortes e a criança consegue segurar objetos grandes.
Estimule a transferi-los de uma mão para a outra. Escolha brinquedos
grandes, macios, não cortantes, laváveis e que não soltem pedaços,
porque a criança tende a levar tudo à boca. Alguns bebês já começam a
ficar de pé nessa fase. Coloque a criança no chão, dando espaço para que
possa se arrastar e engatinhar. Distribua objetos a certa distância,
incentivando o bebê a engatinhar até eles.
Nove meses a um ano –
a criança começa a pegar objetos com os dedos polegar e indicador.
Ofereça tampinhas ou bolas de papel para aprimorar esse movimento,
sempre sob sua supervisão, evitando que ela coloque esses objetos na
boca. Bata palmas, dê tchau, mande beijo para que o bebê imite você.
Um ano a um ano e seis meses –
a criança já consegue andar sozinha. Ajude a trabalhar o equilíbrio
oferecendo brinquedos que possam ser puxados ou empurrados. Ela também
já pode utilizar papel e giz de cera grosso atóxico. Estimule a fazer
rabiscos na folha para trabalhar a coordenação motora. Ofereça caixas de
diferentes tamanhos e peça que coloque uma dentro da outra, para
desenvolver a compreensão.
Um ano e seis meses a dois anos –
permita que a criança folheie revistas velhas, rasgue-as e amasse as
páginas, para estimular a coordenação motora. Fale os nomes das partes
do corpo e peça que vá apontando, uma por uma, para despertar a
consciência corporal e treinar o controle do indicador estendido quando
os outros dedos estão abaixados. Estimule a chutar e fazer gol para
trabalhar a agilidade das pernas.
Dois a três anos –
brincadeiras como pega-pega, dar pulos e ficar apoiado em um pé só
ajudam a desenvolver o equilíbrio. Para promover o senso de direção e
fortalecer a musculatura das pernas, outra boa opção é pedalar o
triciclo. Estimule brincadeiras com argila, massa de modelar e tinta
guache, que ajudam a controlar a força na ponta dos dedos e o movimento
do punho e das mãos.
Três a quatro anos –
empilhar de seis a oito objetos estimula o controle neuromotor. Também
desafie a criança a desenhar formas geométricas, começando pelo círculo,
praticando a coordenação motora fina, responsável pelos movimentos mais
delicados e precisos do corpo.
Quatro a cinco anos –
a criança já tem habilidade e firmeza para segurar o lápis e desenhar
partes do corpo humano (cabeça, tronco e pernas). Crie desafios como
andar nas pontas dos pés e imitar animais utilizando todo o corpo:
rastejando, se for uma cobra; saltando agachado, se for um sapo.
Cinco a seis anos –
os reflexos estão mais rápidos e permitem à criança defender ou agarrar
a bola com as duas mãos. Chute a gol e queimada são duas brincadeiras
interessantes para essa fase. Aproveite para treinar noções como direita
e esquerda, que a criança já entende.
Este
tema é tão importante que procuramos abordá-lo sempre que possível.
Para você, educador ou cuidador, ele é essencial, porque traz
informações que subsidiam o seu trabalho e o ajudam a orientar os pais.
A
revista Crescer trouxe o tema do brincar em uma de suas últimas
publicações. Nós sempre falamos dele, porque é pela brincadeira que a
criança se apropria do mundo e de si mesma. Por isso, outros posts valem
a sua leitura para ampliar as informações. É o caso dos textos “O brincar dos pequenos: dicas importantes” , “Como conduzir o brincar de suas crianças?” e “Quais brinquedos são os mais indicados à criança pequena?”.
Neste post, adaptamos dicas da matéria da Crescer de como estimular a criança pequena em cada etapa da primeira infância pelo brincar. Confira:
Até três meses –
é nesse período que a criança vai aprender a sustentar a cabeça. Ajude a
fortalecer os músculos do pescoço. Braços e pernas ainda ficam muito
flexionados, como no útero. A dica é estendê-los suavemente para
alongá-los. Coloque o bebê de bruços sobre uma superfície segura e chame
sua atenção com um objeto sonoro para que levante a cabeça. Bata palmas
a distância para que ele tente localizar de onde vem o som, virando a
cabeça.
Três a seis meses-
o tronco já está começando a se firmar. Coloque a criança sentada no
colo ou na cama, com um apoio nas costas. Isso a ajudará a desenvolver
essa musculatura. Deite o bebê de barriga para cima e cruze suas pernas,
incentivando-o a rolar sobre si mesmo. Coloque-o de bruços em uma
superfície segura e espalhe objetos com diferentes texturas para que ele
possa explorá-los usando o tato.
Seis aos nove meses –
as mãos estão mais fortes e a criança consegue segurar objetos grandes.
Estimule a transferi-los de uma mão para a outra. Escolha brinquedos
grandes, macios, não cortantes, laváveis e que não soltem pedaços,
porque a criança tende a levar tudo à boca. Alguns bebês já começam a
ficar de pé nessa fase. Coloque a criança no chão, dando espaço para que
possa se arrastar e engatinhar. Distribua objetos a certa distância,
incentivando o bebê a engatinhar até eles.
Nove meses a um ano –
a criança começa a pegar objetos com os dedos polegar e indicador.
Ofereça tampinhas ou bolas de papel para aprimorar esse movimento,
sempre sob sua supervisão, evitando que ela coloque esses objetos na
boca. Bata palmas, dê tchau, mande beijo para que o bebê imite você.
Um ano a um ano e seis meses –
a criança já consegue andar sozinha. Ajude a trabalhar o equilíbrio
oferecendo brinquedos que possam ser puxados ou empurrados. Ela também
já pode utilizar papel e giz de cera grosso atóxico. Estimule a fazer
rabiscos na folha para trabalhar a coordenação motora. Ofereça caixas de
diferentes tamanhos e peça que coloque uma dentro da outra, para
desenvolver a compreensão.
Um ano e seis meses a dois anos –
permita que a criança folheie revistas velhas, rasgue-as e amasse as
páginas, para estimular a coordenação motora. Fale os nomes das partes
do corpo e peça que vá apontando, uma por uma, para despertar a
consciência corporal e treinar o controle do indicador estendido quando
os outros dedos estão abaixados. Estimule a chutar e fazer gol para
trabalhar a agilidade das pernas.
Dois a três anos –
brincadeiras como pega-pega, dar pulos e ficar apoiado em um pé só
ajudam a desenvolver o equilíbrio. Para promover o senso de direção e
fortalecer a musculatura das pernas, outra boa opção é pedalar o
triciclo. Estimule brincadeiras com argila, massa de modelar e tinta
guache, que ajudam a controlar a força na ponta dos dedos e o movimento
do punho e das mãos.
Três a quatro anos –
empilhar de seis a oito objetos estimula o controle neuromotor. Também
desafie a criança a desenhar formas geométricas, começando pelo círculo,
praticando a coordenação motora fina, responsável pelos movimentos mais
delicados e precisos do corpo.
Quatro a cinco anos –
a criança já tem habilidade e firmeza para segurar o lápis e desenhar
partes do corpo humano (cabeça, tronco e pernas). Crie desafios como
andar nas pontas dos pés e imitar animais utilizando todo o corpo:
rastejando, se for uma cobra; saltando agachado, se for um sapo.
Cinco a seis anos –
os reflexos estão mais rápidos e permitem à criança defender ou agarrar
a bola com as duas mãos. Chute a gol e queimada são duas brincadeiras
interessantes para essa fase. Aproveite para treinar noções como direita
e esquerda, que a criança já entende.
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